AS LEIS DE NEWTON
AS LEIS DE NEWTON
PROFESSOR ANDERSON VIEIRA
Talvez o conceito físico mais intuitivo que carregamos conosco, seja a noção do que é uma força. Muito embora, formalmente, seja algo bastante complicado de se definir, temos a intuição de que, no mínimo, o movimento de um corpo pode ser afetado pela a ação correta de uma força sobre ele. Podemos, então, dizer que uma força é toda ação de um corpo sobre outro que é capaz de afetar o estado de equilíbrio que o corpo, instantaneamente, se encontra.
Dizemos que um corpo está em equilíbrio quando sua velocidade não sofre alterações à medida que o tempo passa. E, em se tratando de velocidade, não sofrer alterações significa dizer que seu módulo, sua direção e seu sentido não mudam com o tempo. Essa condição é satisfeita de duas maneiras:
1) EQUILÍBRIO ESTÁTICO – Corpo em repouso
Um corpo encontra-se em repouso em relação a um referencial, se sua velocidade é nula. Ou seja, sua posição relativa ao referencial não muda com o tempo. v=0 2) EQUILÍBRIO DINÂMICO – Corpo em movimento
Quando a velocidade do corpo se mantém constante em relação ao referencial, dizemos que o corpo encontra-se em movimento em relação a este referencial.
t0
t
Sendo assim, a idéia de equilíbrio está associada ao fato de que, em relação a um referencial, a velocidade do corpo não sofre alterações. Somente a ação de um corpo sobre outro seria capaz de afetar seu estado de equilíbrio. A essa ação damos o nome de força.
OBS: Chamamos de referencial um sistema de coordenadas sobre o qual definimos as coordenadas da posição, velocidade e aceleração de uma partícula. Se esse sistema se mantém parado ou em movimento retilíneo uniforme dizemos que ele é inercial.
A PRIMEIRA LEI DE NEWTON
Pelo fato de que o movimento de um corpo apenas é afetado pela ação de uma força, podemos concluir de imediato que se nenhuma força atuar no corpo ele permanecerá em estado de repouso ou em movimento retilíneo uniforme, ou