As Ideias Iluministas
Para John Locke (isso é uma ideia interessante porque quebra um pouco da sociedade estamental. A sociedade estamental não era constituída pelo nascimento pessoal? Era uma sociedade que se baseava em privilégio não é?)... Então John Locke dizia o seguinte pessoal, que na verdade, o que importa em uma pessoa (A pessoa, ela tem alguns direitos de nascença) mas o que faz uma pessoa ser alguém, fala na Bíblia, não é como ela nasce, de quem ela nasce, e sim o que ela aprende ao longo da vida dela. O que ela se torna. As experiências que ela viveu. A palavra empirismo vem de experiência. Por isso que ele era o autor do empirismo. Ele dizia: a mente é uma tábula rasa. Nós nascemos como se fossemos uma folha em branco, certo? E ao longo da nossa vida nós vamos preenchendo essa folha. Era isso que John Locke dizia. Esse pensamento dele (inclusive até, a palavra aluno. Vocês sabem o significado da palavra aluno? Vocês sabem. Aluno significa “Sem Luz”. Sabiam disso? Quem é a luz nesse caso? O conhecimento. O professor é aquele que concede conhecimento ao aluno). Então o aluno é como uma tábula rasa e ele é preenchido pelo conhecimento. Essa era a visão.
Então, para Locke, todos tinham os mesmos direitos. Todos nascem iguais, porque todos nascem como tábulas rasas. Não existe a classificação de ser ou ser filhos do nobre, ou ser filhos do camponês, enfim. TODOS são tábulas rasas que vão preencher essa Tábula, ou essa folha. Tem aqueles que vão saber preencher mais. Tem aqueles que vão preencher menos. Aqueles que preencherem melhor, serão provenientes, ocuparão os principais cargos. Serão mais importantes.
Eles diz também sobre os direitos inatos. Esses direitos pessoal, são de todos. Por que todos nascem iguais? Por causa dos direitos inatos. Todos nascem como uma tábula rasa. Mas todos nascem com determinados direitos que não podem ser tirados.