As ideias de taylor
Maira Cordeiro Barboza
Nivaldo Cerqueira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG-0084) – Gestão de pessoas
12/12/2012
RESUMO
O taylorismo é considerado uma concepção de produção, que se baseada em um método científico de organização do trabalho,e foi desenvolvida pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856-1915). Em 1911, Taylor publicou “Os princípios da administração”, obra na qual expôs seu método.
A partir dessa concepção, o Taylorismo, o trabalho industrial foi fragmentado, pois cada trabalhador passou a exercer uma atividade específica no sistema industrial. Nas organização foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado.
O Taylorismo dispõe de ideias como racionalização da produção, economia de mão de obra, aumento da produtividade no trabalho, corte de “gestos desnecessários de energia” e de “comportamentos supérfluos” por parte do trabalhador, acabar com qualquer desperdício de tempo. Desde então, e cada vez mais, tempo é uma mercadoria, e o trabalhador, que ”vende” sua mão de obra, portanto, seu tempo, tem a incumbência de cumprir com suas tarefas no menor tempo possível, para que possa produzir mais e mais.
Prêmios eram dados aos trabalhadores com melhor tempo e desempenho. Essa competição promovida pelos gerentes fez com que a velocidade da produção aumentasse cada vez mais.
Palavras-Chaves: Administração, trabalho, organização, produtividade.
INTRODUÇÃO
1. TAYLORISMO
Taylorismo é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederico Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerado uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica.