As grandes questões ambientais
É possível perceber os problemas ambientais se agravando cada vez mais pelo mundo por falta de cuidado humano, consciência e até mesmo bom senso. O homem não tem cuidado pelo que tem. Alguns dos problemas ambientais possui conseqüências desastrosas e até certo ponto, sem volta.
Em alguns dos problemas atuais, é possível listar;
Desmatamento, efeito estufa, buraco na camada de ozônio, aquecimento global e chuvas ácidas.
Chuva Ácida: É causada pela liberação de gases na atmosfera, alguns são causados por agentes naturais, com por exemplo, vulcões, mas de fato, a maioria é causada por atividade humana. Usinas, industrias termoelétricas e alguns veículos de transporte são os grandes causadores, pois fazem uso de subprodutos que ao serem largados na atmosfera e dissolvidos na chuva, caem sobre o solo de forma ácida. E as conseqüências são grandes, pois ao precipitar a chuva e atingir a vegetação, causa um empobrecimento, e também afeta toda a fauna, como por exemplo ao cair nos rios, não permitindo a pesca. Medidas como, uso de transporte público, criação e uso de energia menos poluente, criação de combustível com menos enxofre podem ajudar a diminuir o problema.
Desmatamento: É causado por ações humanas apenas e é também um dos mais problemáticos, pois suas conseqüências são impossíveis de serem medidas. Causando danos ao clima e ao ecossistema, e a biodiversidade da fauna. Árvores absorvem dióxido de carbono, e ao homem derrubá-las, impede tal acontecimento e para variar, também ajuda para o aquecimento global. Provoca erosão e degradação do solo.
Efeito Estufa: O efeito estufa é um mecanismo atmosférico natural que mantém o planeta aquecido nos limites de temperatura necessários à preservação da vida. Se não houvesse a proteção do efeito estufa, os raios solares que aquecem o planeta seriam refletidos para o espaço e a Terra apresentaria temperaturas médias abaixo de -10oC. Ocorre que, com a queima de florestas e a exagerada