economia
Fabíola Ortiz - 23/09/13 Foto: GOVBA
Rio de Janeiro - Desde 1998, quando o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado, temas sobre o meio ambiente ou sobre os impactos que ele sofre pela ação humana fazem parte da avaliação. Há questões que envolvem política ambiental e biologia, e elas obrigam o aluno a se atualizar e ter uma visão crítica sobre o assunto, sejam os problemas brasileiros ou mundiais. Para ajudar o aluno na reta final de estudos para o ENEM, ((o))eco ouviu professores e especialistas de instituições de ensino, que transmitiram suas orientações sobre os principais temas ambientais cobrados no exame.
O ENEM de 2013 está marcado para os dias 26 e 27 de outubro e é tido como a principal porta de ingresso no ensino superior, especialmente para as universidades federais.
Das 90 questões, metade são dedicadas ao tema das Ciências da Natureza. Em 2011, das 45 questões deste tema, 23 eram de Biologia, das quais 10 se referiam explicitamente à Ecologia. Houve 6 enunciados de questão sobre impacto ambiental.
Já em 2012, houve 17 questões de Biologia, das quais 5 referentes à Ecologia e, destas, 3 sobre impactos ambientais.
Desenvolvimento sustentável
O professor de Geografia Bruno Scheuenstuhl, 43, há mais de duas décadas se dedica ao Ensino Médio e garante que o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável são temas que estão crescendo de importância na prova. Todos os anos, são pelo menos 5 questões sobre o assunto, que não ficam restritos à apenas uma disciplina. Ele pode até ser tema de redação.
"A ecologia e as questões ligadas ao meio ambiente são multidisciplinares. Se você pegar um tema como a chuva ácida, ele está ligado a questões geográficas, como indústria, fontes de energia, urbanização, mas também diretamente à química", disse Scheuenstuhl.
Scheuenstuhl leciona para turmas do segundo ano do Ensino Médio no Colégio São Bento e também prepara o terceiro ano do Colégio