AS GRANDES NAVEGAÇÕES
No século XV (1401-1500), a Europa passava por grandes transformações nos modos de viver e pensar de seus habitantes. Essas transformações foram tão marcantes que os próprios europeus daquele tempo consideravam que estavam vivendo em uma nova era: a Época Moderna. Que transformações eram essas e que novidades traziam? Após séculos de insegurança, provocada principalmente por guerras, revoltas sociais e invasões bárbaras, que haviam devastado a Europa, os europeus podiam deixar os castelos fortificados sem medo de serem feridos e mortos.
Com o final das guerras, também diminuíam os problemas da fome e das epidemias, a produção agrícola crescia e, com ela, a população europeia o comércio com o oriente, dominado pelos italianos e também pelos árabes, trazia lucros enormes. Moedas de ouro e prata circulavam pelo mar Mediterrâneo. Os europeus entravam na chamada Idade Moderna. Porém, o comércio ainda estava limitado aos mares Mediterrâneo, do Norte e Báltico.
A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA - RUMO AO DESCONHECIDO
Há muitos séculos o oceano Atlântico atraía a curiosidade dos navegantes europeus mais ambiciosos. Mas as poucas expedições que se aventuraram mar adentram nunca mais voltaram. Essas tentativas malogradas criaram na imaginação popular as mais fervilhantes fantasias acerca do oceano desconhecido: monstros marinhos, águas ferventes e pedras-ímã, que puxavam as embarcações para o fundo, na altura do Equador. Por volta do ano 1400 não se conhecia o real formato da Terra. Era senso comum considerá-la plana como uma mesa, terminando em abismos sem fim.
Mas, por que, então, os europeus lançaram-se rumo a lugares completamente desconhecido por eles? Vejamos as motivações dessa incrível jornada:
• a partir do final do século XIV (por volta de 1400), houve o crescimento populacional da Europa, criando a necessidade de mais alimentos e matérias-primas para que os produtos pudessem ser fabricados;
• havia a