origens capitalismo
Universidade Federal de Santa Catarina
Pós-graduação em Gestão de Design
Especialização latu sensu
Turma 2010
Origens do capitalismo
Prof. Antônio Martiniano Fontoura, Dr.
Conceito
Conceito
Sistema econômico em que os meios de produção e distribuição estão sob domínio de particulares ou empresas e o desenvolvimento é proporcionado pelo acúmulo e reinversão dos lucros obtidos.
São duas as principais correntes de interpretação do capitalismo, divergindo substancialmente quanto a suas origens e conseqüências para a sociedade.
Influência ou predomínio do capital, do dinheiro; regime onde os meios de produção pertencem a sociedades privadas ou a particulares. Em seu sentido mais restrito, corresponde à acumulação de recursos financeiros (dinheiro) e materiais (prédios, máquinas, ferramentas) que têm sua origem e destinação na produção econômica. Conceito
Conceito
Para Karl MARX (1818-1883 ) o capitalismo é fundamentalmente causado por condições históricas e econômicas.
Por outro lado, Max WEBER (1864-1920), enfatiza os aspectos culturais que permitiram a expansão do capitalismo.
Para ele, o capitalismo é um determinado modo de produção cujos meios estão nas mãos dos capitalistas e que estes constituem uma classe distinta da sociedade.
Para ele, o desejo pelo acúmulo de riquezas sempre existiu nas sociedades humanas, como no Império Romano ou durante as grandes navegações, mas até meados do século XVII faltavam condições sociais que justificassem a sua perseguição ininterrupta.
Para MARX a propriedade privada, a divisão social do trabalho e a troca são características fundamentais da sociedade produtora de mercadorias. Contrapondo-se à concepção cristã medieval preservada pelo catolicismo, que exigia como requisito fundamental o desprendimento dos bens materiais deste mundo, o protestantismo pregado por WEBER valorizava o trabalho profissional como meio de salvação do homem.
1
Origem
O capitalismo teve seu início na Europa.