As grandes etapas históricas na afirmação dos direitos humanos
Comparato, Fábio Konder. A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos, Editora Saraiva, 4ª edição, 2006.
Matéria: História do Direito
De acordo com o autor Fábio Konder Comparato, a dor física e moral sofrida pelas sociedades antigas levaram a compreensão da dignidade e dos direitos humanos, além das descobertas cientificas e invenções técnicas. As invenções técnico-científicas apresentam uma ordem técnica, já os direitos humanos possui uma natureza ética. O autor ainda caracteriza no seu texto a solidariedade técnica, que é a padronização, homogeneização universal e a globalização de costumes, modos de vida, formas de trabalho, entre outros, e também caracteriza a solidariedade ética da humanidade, que busca uma cidadania mundial, fundada no respeito aos direitos humanos.
Comparato também afirma que uma sociedade que se uniu pela evolução tecnológica, já que essa deu instrumentos para essa coletividade, sem uma organização ética, tende ao conflito e a uma desagregação. O autor afirma que o pensamento de sobrevivência do mais apto, de Charles Darwin, vai contra o principio da solidariedade ética, já que o processo de seleção natural não apoiava a defesa dos membros não reprodutivos, e a solidariedade humana defende as relações dento de grupos sociais, fora e também as sucessivas relações, então os idosos, por exemplo, com sua experiência e conhecimento, ajudavam na sobrevivência dos grupos.
A limitação do poder político ajudou no fortalecimento da consciência dos direitos humanos, e o reconhecimento da verdadeira função das instituições do governo foi o primeiro passo para essa conquista. Os direitos humanos na história surgiram nos séculos XI e X a.C., quando se estabeleceu a imagem do rei-sacerdote, que é na verdade o delegado do Deus. Apareceu então a ideia de Estado de Direito, que apresentava uma organização nas quais os governantes se submetem aos