As Funções Mentais Superiores
A psicologia trabalha com a realidade psíquica, elaborada pelo indivíduo a partir dos conteúdos armazenados na mente. “Às vezes usamos nossa mente não para descobrir fatos, mas para encobri-los... ainda que nem sempre de maneira intencional” .O cérebro humano possui mecanismos para identificação de detalhes, mas entre duas situações é escolhido uma, que é o conceito de “figura-e-fundo” onde a figura é o plano escolhido pelo cérebro, por conter um conteúdo mais interessante.
Através da percepção e de sensações o cérebro consegue construir imagens, primeiramente é instituída a sensação, e através dela o cérebro faz uma interpretação e conclui uma imagem. Esse processo as vezes ocorre erros pois as emoções acabam influenciando e não permitindo que chegue uma informação concreta aos estímulos visuais, auditivos, táteis, gustativos e táteis) o que provoca uma ilusão, ou seja, o cérebro cria imagens que não são reais, um exemplo claro é quando uma pessoa afirma te visto outra, mas que na verdade foi uma ilusão. Em alguns casos podemos ver quando a emoção está influenciando na percepção, um exemplo concreto que está no texto é “Os torcedores, por exemplo, percebem com precisão os erros do juiz que favorecem a equipe adversária; uma ilusão responsável por inúmeros conflitos.” Isto também ocorre com outros casos citados no texto, como no de Celso e Marilda, quando cada lado familiar do casal possui uma visão diferente de defesa sobre seu familiar ou amigo, embora as partes admitam que sempre houve o desacordo entre o casal, os dois lados familiares optam pela defesa, o que dificulta mais a resolução do conflito.
A atenção, não é ativada somente pelo interesse, a emoção, experiência e as necessidades do momento são fatores que a promovem também. A intensidade do interesse pelo que está acontecendo ou estímulos de algo que é temido provocam uma maior atenção e percepção de detalhes. A atenção também é