As funções do DNA no corpo humano
1- Esquematize o dogma central da biologia e discuta. R= O DNA tem duas funções básicas: Replicação (responsável pela hereditariedade) e Transcrição (de genes, para fornecer mensagens). O RNA resultante pode ser de três tipos: mRNA (mensageiro), rRNA (ribossômico) e tRNA (transportador). Juntos, eles realizam a Tradução, que dá como produto final um polipeptídeo de cada gene. Polipeptídeos podem ser proteínas ou parte delas, e é a parte ativa e funcional da célula.
2- No decorrer das pesquisas sobre a natureza química do material genético, se concluiu que a informação genética estava contida em “estruturas” formadas por ácidos nucléicos e proteínas. Explique porque proteínas não poderiam ser os carregadores da informação genética.
R= Por que elas são feitas de uma cadeia de 20 tipos diferentes de moléculas de aminoácidos e não possui a mesma função dos Genes, pois este prover às informações e dar instruções para as proteínas cumprirem.
3- Qual a constituição e estrutura tridimensional do DNA? Quais forças mantêm esse arranjo tridimensional?
R= O DNA é uma longa molécula, constituída por duas fitas enroladas em torno de seu próprio eixo, como se fosse uma escada do tipo caracol. A ligação entre elas é feita por pontes de hidrogênio, que são ligações fracas, isto é, que se rompe com facilidade, ficando as bases nitrogenadas com o papel de corrimão de uma escada circular. As bases nitrogenadas – Adenina (A), Guanina (G), Timina (T) e Citosina (C) – estão arranjadas de forma vertebral, isto é, composta de fosfato e açucares, com as bases nitrogenadas ligadas a ela.
4- A revista Science publicou um artigo em que os pesquisadores demonstram a arquitetura do genoma humano, em que as cerca de 3 bilhões de bases do DNA humano (que se estendidas em linha reta mediriam cerca de 2 m) são compactados em um núcleo de aproximadamente 10 nm. Como isso é possível?
R= É através dos cromossomos. Os cromossomos têm como função compactar todo o DNA