DNA é a linguagem da vida humana
Quem forma o Clã dos Ácidos
As matérias vivas contêm quatro tipos básicos de substância orgânica: proteínas, glicídios, lipídios e ácidos nucléicos. Todas as formas de vida possuem os chamados ácidos nucléicos que são as maiores e as mais importantes moléculas orgânicas. Essas moléculas se encontram presentes em todas as formas de vida, desde vírus até mamíferos, e não são uma particularidade dos seres humanos. Depois de terem desvendado boa parte dos mistérios e do mecanismo desses ácidos, em particular o DNA, os cientistas puderam então começar a entender o funcionamento da vida e da perpetuação das espécies.
O que é o DNA
São filamentos paralelos devido à ponte, chamada ponte de hidrogênio, que liga uma cadeia de filamentos à outra. O DNA é então formado por uma base hidrogenada e pelos nucleotídeos, que são a guanina, a citosina, a adenosina e a timina. Nosso DNA mora dentro de nosso corpo, e não se concentra em uma parte específica do corpo, mas é distribuído entre as células.
Função do DNA
O DNA tem a função de produzir proteínas cuja síntese ocorre no núcleo.
Usos e Descobertas sobre o DNA
É possível extrair o DNA de uma célula, fragmentar esse DNA, separar as partes contendo alguns genes específicos e introduzir esses genes em outro organismo vivo. É o que faz a Engenharia Genética, identificando um gene, isolando-o e multiplicando-o a partir de diversos organismos vivos.
De uma gota de sangue, de um fio de cabelo ou de um osso se pode extrair o DNA.
Os estudos do DNA já levaram a Engenharia Genética à técnica da clonagem, inclusive em bactérias e vírus.
O DNA na Medicina Legal bebê ainda está dentro do útero (retira-se um pouco do líquido amniótico para teste).
O bebê já nascido, do qual se pode tirar uma amostra da placenta ou uma amostra de sangue se o exame for realizado tempos depois do parto.
O pai é vivo (em ambos os casos acima) – nesse caso, retira-se uma amostra de sangue e