exercicio
O ácido desoxirribonucleico é conhecido pela sigla DNA, que se tornou famosa nas duas últimas décadas, principalmente devido á popularização dos exames para identificação de pessoas. No meio científico, se comprovou que o ácido desoxirribonucleico é o material genético.
Os processos no estudo do DNA foram enormes: sua estrutura molecular for determinada, o código genético foi desvendado e descobriu-se como as informações codificadas no DNA são traduzidas em mensagens que controlam o funcionamento celular.
Os genes e a síntese das proteínas
O que é um gene?
O termo gene foi criado pelo pesquisador dinamarquês Wilhem Ludvig Johannsen, em 1909. Uma definição de gene bem aceita pelos geneticistas é: gene é uma sequência de nucleotídeos do DNA que pode ser transcrita em uma versão de RNA.
O segmento de DNA humano que transcreve o RNA responsável pela síntese da cadeia alfa da hemoglobina é um gene; o segmento de DNA que codifica a cadeia beta é outro gene. Os segmentos de DNA que codificam cada uma das moléculas de RNA que não são traduzidas em proteínas, como RNAt e os RNAr, também são consideradas genes. De acordo com essa definição, os genes se expressam por meio da transcrição gênica, como é denominado o processo de síntese da RNA que tem por modelo o DNA.
Transcrição gênica
A transcrição de um RNA tem início quando a enzima polimerase do RNA se encaixa em uma sequência especial de bases nitrogenadas do DNA denominada região promotora do gene. Nesse local ocorre o início da separação das duas cadeias da molécula de DNA, processo necessário para a transcrição.
A polimerase do RNA percorre o segmento de DNA e copia uma de suas cadeias em uma molécula de RNA, cuja sequência de bases nitrogenadas é rigorosamente complementar á cadeia de DNA que serviu de modelo. Uma sequência especial de bases do DNA, denominada sequência de término de transcrição, ocorre desligamento da polimerase do RNA da