As Func Oes Mentais Superiores
Superiores
O conhecimento de princípios que regem o funcionamento das principais funções mentais superiores constitui a base para o estudo do comportamento humano.
Neste capítulo, abordam-se as seguintes funções mentais superiores: sensação, percepção, atenção, memória, linguagem, pensamento e emoção. Dá-se particular atenção à percepção, por ser através dela que profissionais e pacientes constroem suas imagens mentais, de si mesmos e do ambiente.
O texto não aborda a função mental de orientação, cujos achados clínicos remetem, via de regra, a distúrbios somáticos, muitos deles de interesse do fisioterapeuta.
Entender o funcionamento dessas funções mentais, do ponto de vista da psicologia, proporciona, ao profissional da saúde, condições adicionais para atuar com as pessoas – colegas, chefes, pacientes, acompanhantes, cuidadores.
Todas as funções mentais superiores são interligadas e ocorrem simultaneamente. A separação para estudo tem função didática.
SENSAÇÃO
E
PERCEPÇÃO
Segundo Braghirolli et al. (1998, p. 73), “as informações relativas aos fenômenos do meio externo e ao estado do organismo são processadas em dois níveis: os níveis da sensação e da percepção”.
Sem isso, o cérebro se perderia em um oceano de informações, em parte contraditórias (p. ex., o fisioterapeuta pode sentir fome enquanto realiza um procedimento: ele continua o trabalho ou procura alimento?).
“Sensação” e “percepção” constituem um processo contínuo, desde a recepção do estímulo até a interpretação da informação pelo cérebro, valendo-se de conteúdos nele armazenados (Fig. 3.1).
Capítulo 3
© Direitos reservados à EDITORA ATHENEU LTDA
45
MAIOR PROCESSAMENTO PELO CÉREBRO
sensação
percepção
Fig. 3.1 – Da sensação à percepção: um processo contínuo.
A Fig. 3.1 indica que:
• quanto mais “pura” a sensação, menor a quantidade de conteúdos armazenados no cérebro envolvidos na interpretação da informação proporcionada pelo estímulo; • à medida que se aumenta o