As fontes de energia
Energia é a capacidade de realizar trabalho. Utiliza-se energia para levantar um peso, apertar um parafuso, movimentar um automóvel, acionar uma máquina. As fontes de energia são os elementos que permitem aos homens produzir e multiplicar sua capacidade de trabalho. São exemplos de fontes de energia: • a força muscular humana; • a força de animais de tração, como o boi, o cavalo, o burro; • a madeira, o carvão, o petróleo e outros combustíveis*, que fornecem calor; • o vento e a água corrente, cuja força pode ser usada para movimentar máquinas e para obter energia elétrica.
Até a Revolução Industrial, quando a humanidade quase não usava máquinas, as principais fontes de energia eram a força muscular dos homens e dos animais domésticos, a madeira e o carvão, bem como o vento e a água, usados para mover moinhos. Essas são as fontes de energia tradicionais.
As modernas fontes de energia, cujo emprego se multiplicou com a atividade industrial, são o carvão mineral, o petróleo e ainda a água - mais empregada para gerar eletricidade - e o átomo, que fornece energia nuclear.
Diversas fontes são utilizadas para a obtenção de energia elétrica, como o petróleo, o carvão mineral, o gás natural, o urânio, a água dos fios (energia hidrelétrica). Atualmente o Sol, os ventos e as marés são menos utilizados. Esses três últimos são considerados fontes energéticas limpas, pois o seu uso não causa poluição do meio ambiente.
A energia hidrelétrica não causa poluição atmosférica; no entanto, a construção das usinas faz com que imensos lagos artificiais (represas) sejam formados. Com isso, trechos de florestas ficam submersos, animais morrem e a população que habita as áreas que serão ocupadas pelas represas tem de ser transferida para outros locais. No Brasil, especialmente as populações indígenas são muito afetadas por esse problema.
As fontes energéticas mais usadas atualmente são o petróleo, o carvão