As festas Juninas pelo Brasil
O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras Assim, passou a ser uma comemoração da igreja católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro. Algumas tradições e costumes são adotados nas festas juninas até o presente dia, tais como:
Fogueira de São João: De origem européia, faziam parte da tradição comemorar o solstício de verão em tradições pagãs.
Balões: Está relacionado ao uso das fogueiras e seus efeitos visuais. Os balões serviam para avisar que a festa ia começar, mas foram eventualmente proibidos devido à quantia de acidentes relacionado ao uso destes artifícios.
Mastro de São João: É erguido durante as festas juninas em homenagem aos três santos ligados à festa. Na maior parte do Brasil, no topo dos mastros são colocadas três bandeirinhas simbolizando os santos.
Quadrilha: Originalmente quadrille, a dança é original dos antigos salões franceses, surgiu por volta do século XIII, mas se popularizou no Brasil somente pelos anos de 1800. Primeiramente era uma dança exclusiva da elite, mas não demorou muito pra que ela caisse no gosto do público e se tornasse uma dança popular.
Culinaria
As festas juninas brasileiras se destacam por possuirem uma enorme variedade culinária e cultural. Os pratos são feitos em veneração aos três santos da festa junina (São João, São Pedro e Santo antônio).
Toda Festa Junina deve contar com os