Fisica
A festa de celebração do dia de São João, trazida ao Brasil durante os tempos coloniais, tornou-se um evento popular. As festas juninas ficaram muito populares no Brasil, principalmente no Nordeste.
A época das festas juninas no Nordeste do Brasil costuma coincidir com os períodos de chuva, e dá às pessoas a oportunidade de agradecer a São João. As festas juninas no Brasil tradicionalmente celebram a vida rural com roupas típicas, comidas, e danças como as quadrilhas. Assim como as festas juninas em Portugal e na Escandinávia, no Brasil celebra-se também o casamento. A quadrilha é arrumada em formações de casais ao redor de uma imitação de casamento onde os noivos são a atração central da dança.
As festas juninas no Nordeste geralmente ocorrem em um arraial e são bastante populares nas zonas rurais. Porém, hoje em dia, as festas juninas ganharam popularidade por todo o Brasil e suas áreas urbanas. Duas cidades do Nordeste competem pela maior festa de São João do mundo: Caruaru em Pernambuco, e Campina Grande na Paraíba.
As comidas servidas nas festas juninas são geralmente feitas de milho, como canjica e pamonha. As celebrações das festas juninas são muito coloridas e podem incluir fogos. As fogueiras são uma das características das festas juninas do Brasil herdadas dos rituais pagãs na Europa. http://www.almacarioca.com.br/ Fogueiras
O costume de acender a fogueira começou para avisar a todo mundo o nascimento de São João Batista. O bebê era filho de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. As fogueiras eram também usadas para comemorar as colheitas na Europa antiga.
Existem três tipos de fogueira, uma para cada santo junino. A fogueira de São João tem forma de um cone. Na fogueira de Santo Antônio, as madeiras são empilhadas formando um quadrado. Já a fogueira de São Pedro tem a forma de um triângulo. A fogueira é acesa pontualmente às 18h, que é o horário da Ave Maria.
No Brasil, as cidades de Caruaru (em Pernambuco) e Campina Grande