As Festas Camponesas: Contextualização
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS - CCSo
HOTELARIA - VESPERTINO
SILVESTRE COSTA
CULTURA POPULAR MARANHENSE
Resenha apresentada ao curso de Hotelaria pela Universidade Federal do Maranhão, como requisito; para obtenção da 3ª nota do Bimestre.
Prof. Carlos
São Luis
2014
Resenha
As Festas Camponesas: Contextualização
Se hoje as festa Juninas, por exemplo, se tornarão um grande espetáculo que atrai empresas patrocinadoras, tem ajuda de custo do governo, enfim, se tornou um negocio. Não sabe a dificuldade que grupos mais tradicionais passam. Pessoas que para dar continuidade para as brincadeiras chega até a trabalhar com fome.
Esse tipo de situação acontece muito em regiões interioranas, onde há o cultivo de alimentos e criação de animais muitas vezes para subsistência. Assim todas as atividades econômicas fundamentais do camponês comum, sejam elas de cultivo agrícola, de criação de animais domésticos, de pesca ou de coleta, têm que contar com o tempo como um dos fatores determinantes. Até a escolha do terreno vem determinado, de um lado, pelas necessidades de reprodução familiar, e de outro, pela periodização.
Alimentos como o arroz, requer um terreno alto e drenado, propicio apara roça anual, um solo baixo e úmido. Já o sangal, roça de verão exclusivamente de verão, feita com o intuito de obter uma colheita de curto prazo para suprir as necessidades de farinha durante o inverno e cada alimento tem sua especificidade. Mas para plantar e colher esses alimentos nem sempre a família consegue dar conta do trabalho, como por exemplo na produção da farinha, se cria a necessidade de solicitar uma mão-de-obra extra familiar. Geralmente a concentração de festas concentrasse em maior numero no verão, época em que os produtos plantados se tornam passiveis de serem consumidos e trocados pelos grupos domésticos, os camponeses estão afrouxados no trabalho de cobrir as despesas da casa.
Para