AS ETAPAS DE UM PROJETO
A elaboração e a análise de um projeto envolvem uma série de etapas iterativas, que podem ser ordenadas segundo certo critério. O que se procura é balancear os diferentes fatores em cada iteração de modo que se obtenha certo equilíbrio entre os fatores considerados mais importantes.
O ponto de partida é uma oportunidade de investimento que foi detectada pela empresa e/ou pelo empresário. Tal oportunidade de investimento poderá ter surgido em virtude de uma procura consciente externa (através de um diagnóstico, por exemplo) ou por pressões vindas de dentro da própria empresa (por exemplo, quando o departamento de pesquisas descobre um novo produto ou a possibilidade de aproveitar os resíduos de um processo etc.). Pode ser também que a oportunidade de investimento seja apontada pela próprio poder público através da sua intenção de executar investimentos em áreas e/ou setores predeterminados.
O primeiro passo então é realizar um estudo de mercado. Neste estudo será caracterizado o produto, a quantidade demandada projetada, os canais de comercialização, o preço de venda etc.
A seguir, são abordados os aspectos técnicos, a localização e a escala do projeto. Estes aspectos estão intimamente relacionados: o tipo de processo a ser escolhido pode condicionar a localização geográfica e está a escala de produção.
Feita a seleção do processo e a determinação dos investimentos mais significativos para determinada localização e escala, será possível estimar o volume de financiamentos necessários e a provável composição do capital da empresa. Neste ponto será analisado o custo das fontes de recursos, bem como o risco inerente à opção de um endividamento excessivo.
O passo seguinte é levantar as necessidades de pessoal para a estrutura administrativa a ser implantada (ou, se for o caso, a reorganização a ser feita na empresa já existente), as necessidades de treinamento etc. Os aspectos jurídicos mais relevantes também serão tratados nesta fase,