Etapas de um projeto
Escolha do tema que será o fio condutor do projeto: folclore, ecologia, trabalho, higiene pessoal, algum tema transversal, algum fato da atualidade, alguma personalidade etc. O tema é escolhido pelo professor, tendo em vista os objetivos didáticos e os conteúdos a serem trabalhados. Isso não impede que os alunos tenham participação ativa, pois precisam estar interessados em desenvolver o projeto proposto e devem colaborar no planejamento e decisões subseqüentes.
2. Necessidade
É essencial que o professor conheça a fundo as necessidades de aprendizagem de seus alunos para chegar a uma definição de porque trabalhar este ou aquele tema. Essa etapa refere-se às razões que justificam o objetivo e o próprio conteúdo que estará sendo trabalhado. Refere-se aos antecedentes, causas e importância da situação que motivou o projeto. É conveniente levantar os benefícios e vantagens que derivam da proposta, bem como suas desvantagens e limitações.
3. Objetivos
O que se pretende alcançar com o conjunto de atividades que constituem o projeto e como o tema se liga ao programa curricular. É necessário que o professor defina claramente as competências que espera que os alunos desenvolvam e os conhecimentos que permitirão essa conquista. Os objetivos subjacentes ao projeto determinam o tipo, a quantidade e o nível de informação a ser priorizado. Compete ao professor garantir a fluência de todo o processo, favorecendo a emergência de um clima de colaboração, integração e respeito entre as equipes. Além disso, cabe-lhe perceber se a equipe está madura o suficiente para tomar decisões autônomas ou se necessita de seu monitoramento.
4. Abrangência
Definição das matérias e conteúdo que estarão envolvidos no projeto, que pode ser ou não interdisciplinar.
5. Metodologia
Definição de como cada professor irá trabalhar o tema em sua disciplina. No caso de um projeto interdisciplinar, é conveniente que essa