AS ETAPAS DA GRÁVIDES E AMAMENTAÇÃO
Embora o mais preciso – sob o ponto de vista do acompanhamento médico – seja dividir a gestação em semanas, oferecemos aqui uma visão geral desse passo a passo, dividindo as informações mês a mês e destacando as semanas mais decisivas. “O mês lunar tem quatro semanas, mas o mês convencional tem quatro semanas e meia. Por isso, uma gestação completa tem 280 dias ou 40 semanas”, explica Dr. Nelo Manfredini Neto, obstetra há 23 anos, que trabalha no Hospital Brigadeiro, na cidade de São Paulo.
1º mês – E tudo se inicia em um encontro...
...do óvulo com o espermatozóide, que dará origem ao embrião. Dá-se então, o momento da fecundação. Depois de aproximadamente uma semana, ocorre a implantação: o embrião “gruda” no útero e por lá faz seu ninho, no fenômeno chamado de nidação. Durante esse período, é comum que algumas mulheres tenham um pequeno sangramento – às vezes, confundido com menstruação – mas que em nada prejudica a gestação.
Nessas primeiras semanas, tem início a formação do tubo neural, que dará origem ao cérebro e ao sistema nervoso. Começam a ser formados o coração, o tubo digestivo, os órgãos dos sentidos e as extremidades, onde irão nascer braços e pernas. Todas essas partezinhas são como esboços, mas já há uma diferenciação celular que levará ao desenvolvimento dos órgãos. Está tudo lá. O embrião mede cerca de 0,5 cm