As Etapas Da Compra E P S
Resumo:
Sabemos que depois da etapa de compra, o processo não para por ai, existe outros momentos importantes como o uso, avaliação do resultado, etc.
A etapa de compra – os princípios
Facilitar ao máximo o processo de compra, hoje em nosso meio temos alguns, como banco 24 horas, mercado 24 horas, comprar por internet e telefone, lojas de conveniência etc.
Isso se tornou um diferencial obrigatório de atendimento, para que possamos ter todo o tipo de serviço e comodidade. Mais do que colocar serviços/produtos no mercado, a ordem é encantar o consumidor e dar-lhe todas as vantagens, não só para que ele se torne fiel, mas também um influenciador.
A compra é o momento da troca de valor, quando duas partes negociam a satisfação de suas expectativas.
Portanto o momento da compra é o mais importante do relacionamento entre o fornecedor e o consumidor. Os consumidores, principalmente quando são empresários, querem pessoas com conhecimentos.
Esse momento da compra deve ser aproveitado pelo profissional, pois ele oferece três níveis de informação e atuação:
Ao conversar com o consumidor no momento da compra podemos ter informações como: que expectativa o consumidor quer alcançar, que experiências levaram a compra, como chegou até empresa, caso as informações não venham espontâneas, a pessoa pode estimular.
O momento da compra também pode informar quais são os mecanismos de avaliação pós-compra normalmente utilizados: o consumidor comenta o resultado de compras passadas.
O terceiro nível de informação é a oportunidade que o momento da compra propicia para estabelecer um relacionamento positivo. Na etapa de compra, pode-se diminuir a influência das representações negativas, diminuindo a margem de decepção, criando um ambiente de confiança.
Modelos de compra
Aqueles que tratam do comprador geralmente utilizam os princípios de tipologia, classificam-se os consumidores conforme sua compra: se é racional ou impulsiva, rápida ou demorada, com