As Empresas Podem Pois Optar Entre Investir Nos Recursos Escassos No Desenvolvimento Empresarial Interno E Externo E Dentro Destes Visar Pontos Cr Ticos E Estrat Gicos Como
299 palavras
2 páginas
Muito se tem discutido em relação ao desenvolvimento organizacional, visando melhorias, avanços tecnológicos, sistemas de informações e qualificação de mão de obra. Esses processos derivam do surgimento cada vez mais evidente dos sistemas empresariais desenvolvidos para a otimização das normas e procedimentos padrão.As empresas podem pois optar entre investir nos recursos escassos no desenvolvimento empresarial interno e externo e dentro destes visar pontos críticos e estratégicos como: aquisições, funções e operações previamente analisadas. Quando se fala em investimento externo percebe-se a necessidade de avaliar as apresentações de benefícios, custos, riscos potenciais e influências da natureza. Esses derivados devem ser devidamente analisados antes da tomada de decisão final.
Já o desenvolvimento interno necessita de investimento intelectual dos colaboradores, dessa forma surge novas competências centralizadas detentoras de uma mão de obra qualificada, através disso alcançar estabilidade empresarial consolidada. Porém, na mesma encontra-se riscos, tais como: atraso tecnológico, e dispersão de recursos escassos.
A fim de auxiliar esses processos decisórios, os sistemas organizacionais de informação e tecnologia estão ganhando cada vez mais espaço nas entidades. Pode-se analisar como exemplo o sistema de O&M (Organização e Métodos) que foi pioneiro na função de otimizar os processos e operações. Surgiu nas proximidades da Segunda Guerra Mundial, mas se disseminou no Brasil apenas em 1955. Nos anos 90 sofreu uma forte decadência ao confrontar-se com os Analistas de Sistemas. Poucos anos depois, esses sistemas uniram-se ao perceber que deveriam trabalhar juntos, e até hoje é conhecido como OSM (Organização Sistemas e Métodos)
Assim, entende-se que é necessário identificar as oportunidades do mercado e as insuficiências de competências internas que podem ser melhoradas e geridas no contexto de uma aquisição de um sistema complementar, que em seguida analisará