EFILM PACS
A ULTILIZAÇÃO DO EFILM WORKSTATION COMO SISTEMA PACS
MACEIÓ
2013
PACS
1. OBJETIVO PACS (Picture Archiving and Communications System) são sistemas compostos por aparelhos de diagnóstico médico que fornecem imagens digitais, como por exemplo, CT (Tomografia Computadorizada), US (Ultra-Som) e MR (Ressonância Magnética), estações de trabalho para processamento das imagens, servidores de armazenamento de imagens médicas digitais e informações sobre pacientes, scanners, impressoras, filmadoras, etc., todos interconectados através de uma rede local/remota de dados. A finalidade de um sistema como este é possibilitar, através de softwares clientes rodando nas estações de trabalho locais e remotas visualizar, trabalhar, imprimir e efetuar outras operações com as imagens armazenadas nos servidores de imagens médicas digitais.
2. FUNCIONAMENTO
O PACS é um sistema de arquivamento e comunicação voltado para o diagnóstico por imagem que permite o pronto acesso, em qualquer setor do hospital ou clínica, de imagens médicas em formato digital (DICOM), sendo caracterizado por quatro subsistemas:
1. Aquisição: Para esse tipo de procedimento existem, basicamente, duas formas de se fazer a aquisição digital de imagens:
Uma forma é a utilização de sistemas convencionais tela/filme e a posterior digitalização da imagem por intermédio de um “scanner“ (Ex.: varredura por feixe de laser). Porém, existem limitações importantes nessa solução: com esse sistema não há redução de tempo ou trabalho, continuam existindo problemas de sobre ou subexposição, e acrescenta-se ainda maior risco de erros associados à digitalização.
A outra forma é a utilização de sistemas de radiografia computadorizada, que oferecem uma alternativa ao uso dos sistemas tela/filme e "scanner". Nesses sistemas as imagens digitais são diretamente produzidas em uma placa de imagem à base de fósforo ("imaging plate"), podendo, em