2 Trabalho De Log Stica
Logística
Aline Coelho Couto - Matrícula: 1101941
Breno Pereira de Oliveira - Matrícula: 1101955
Laíza Costa Xavier de Oliveira - Matrícula: 1101949
Estudo de Caso: Apagão Logístico
NOVA IGUAÇU/RJ
2014
Universidade Unigranrio
Aline Coelho Couto
Breno Pereira de Oliveira
Laiza Costa X. de Oliveira
Trabalho do 2º instrumento de avaliação do 1º período a ser apresentado à disciplina de Introdução a Cadeia de Suprimentos, do curso de Logística, da área de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade do Grande Rio.
Professor: Carlos Eduardo.
Nova Iguaçu
2014
APAGÃO LOGÍSTICO
Em uma época em que países com características territoriais semelhantes a do Brasil investiam em ferrovias, nosso país insistia no investimento em rodovias. A posterior crise do petróleo, aliado a deterioração da malha rodoviária, a precariedade dos portos e a insipiente malha hidroviária fizeram com que hoje se cogite que o país atravessa um eminente “apagão logístico”. Outro fator que contribui para o agravamento desta situação é o aumento da produção agrícola, principalmente do setor que destina a sua produção para o mercado externo. Sem meios adequados de armazenamento e deslocamento das mercadorias, os exportadores sofrem grandes prejuízos devido ás péssimas condições das estradas e ás intermináveis filas dos portos que já não possuem infra-estrutura que suporte o movimento. As consequências deste desleixo refletem-se na perda de competitividade para produtos congêneres de outros países cujo peso do item “Transporte” não exerce tanta influência no preço final dos produtos. Portanto, além dos custos de produção, vendas e de distribuição propriamente dita, o transporte é um importante componente de custo.
Na busca de uma solução para o problema o governo Brasileiro apresentou o projeto das Parcerias Público Privado (PPPs) que visa buscar alianças (recursos financeiros) com a iniciativa privada, basicamente para a sua aplicação na