Moral E Tica
Sobre a Moral e a Ética.
De acordo com as situações que vivência na sociedade, vários sentimentos podem ser despertados no ser humano, para Chauí (2000) esses sentimentos podem ser a admiração por alguém honesto e altruísta e a indignação contra a violência, por exemplo, e representam a manifestação do senso moral no ser humano. Situações como essas surgem sempre em nossas vidas e as dúvidas quanto às decisões não manifestam apenas nosso senso moral, envolvem o que ela denomina de consciência moral (Chauí 2000, p. 161):
[...] o senso moral e a consciência moral referem-se a valores (justiça, honradez, espírito de sacrifício, integridade, generosidade), a sentimentos provocados pelos valores (admiração, vergonha, culpa, remorso, contentamento, cólera, amor, dúvida, medo) e a decisões que conduzem a ações com consequências para nós e para os todos. Embora os conteúdos dos valores variem, podemos notar que estão referidos a um valor mais profundo, mesmo que apenas subentendido: o bom ou o bem. Os sentimentos e as ações, nascidos de uma opção entre o bom e o mau ou entre o bem e o mal, também estão referidos a algo mais profundo e subentendido: nosso desejo de afastar a dor e o sofrimento e de alcançar a felicidade, seja por ficarmos contentes conosco mesmos, seja por recebermos a aprovação dos outros (Chauí, 2000).
Consciência moral é a capacidade para reconhecer valores, preceitos, e que nos faz diferenciar o certo do errado, ou seja,