As doze tribos de Israel
Compreensão dissertativa do capítulo 4 do Livro Geografia da Terra Santa e das Terras Bíblicas. Enéas Tognini.
Ao ouvir o chamado de Deus, Abrão mudou-se de Ur dos Caldeus para Harã e finalmente para Canaã, onde conheceu toda terra e Deus lhe fez uma promessa. “Darei à tua descendência esta terra”. Gn 12.7 Essa promessa veio se cumprir com Isaque e Jacó. Posteriormente o povo conquista a terra de Canaã. A mesma foi dividida em duas partes Oriental (Transjordânia) e Ocidental (Canaã). Teoricamente seriam o quantitativo de catorze tribos, correspondentes aos doze filhos de Jacó e aos dois filhos de José, porém José já recebera sua herança repartida por seus filhos Efraim e Manassés; E Levi, sendo uma tribo Sacerdotal, não recebeu herança, então temos geograficamente doze tribos ocupando treze porções, já que a tribo de Manassés se dividiu em porção ao oriente e ao ocidente.
Transjordânia
Tribos: Gade e Rúben, e mais a meia tribo de Manassés.
Canaã
Tribos: Aser, Naftali, Zebulom, Issacar, Efraim, Dã, Benjamim, Judá e Simeão, e a meia tribo de Manassés.
A tribo de Simeão foi desaparecendo porque estavam localizados próximos a perigosos inimigos, sendo o mais voraz “os Filisteus“, com isso foram perdendo espaço e cada vez mais, menos opções para habitarem; por isso os simeonitas se espalharam por vários lugares de Israel e terras estrangeiras.
Reino unido Todas as tribos estavam unidas em um só reino, perdendo parte de seu território com o seu primeiro Rei, Saul; sendo reconquistado e conquistado posteriormente por Davi, conservado e consolidado por Salomão.
Reino dividido O reino foi dividido em duas partes, Reinos do Norte e Sul. Reino do Norte compreendido por dez tribos e meia, já que a tribo de Benjamim também abrangia o reino do Sul juntamente com a tribo de Judá.
Palestina no Novo Testamento Geograficamente, a Palestina era um lugar privilegiado. “E possuindo os romanos a Palestina, tinha na