As doenças que o limao cura
As Doenças que o
Limão Cura
1
As Doenças que o Limão Cura
Texto proveniente de: Seção Braille - CAP da Biblioteca Pública do Paraná http://www.pr.gov.br/bpp e-mail: braille@pr.gov.br
Texto-base digitalizado por: Ivete Nara Navarro Justus - Curitiba - PR
Este material não pode ser utilizado com fins comerciais.
A PANACEIA UNIVERSAL
Desde o tempo dos gregos e romanos que se acredita na existência da panacéia, planta imaginária, a que se atribuía a verdade de curar todas as doenças.
Parece-nos, que esse remédio universal contra o males físicos e mentais, está atualmente ao nosso alcance. Para chegar até nós, partiu há uns 500 anos de uma região da Ásia, a Média, que os árabes denominaram Curdistão.
Essa árvore milagrosa, da família botânica da rutáceas, cujo fruto é um hesperídio ovóide, amarelo claro quando maduro, terminado superiormente por um mamelão cônico, pode atingir a altura de 5 metros ou mais, e tem caule ramoso. Seus ramos são cheios de espinhos nas partes mais delgadas.
Folhas alternas, de pecíolo alado, oblongas, acuminadas, planas luzentes, verde ou verde-amareladas, inteiras ou serreadas, coriáceas. Flores numerosas, dispostas em cachos exilares e terminais, brancas por dentro e ligeiramente vermelho-violáceas por fora. Cálice curto, espesso, monossépalo de 5 dentes. Corola de 5 pétalas alongadas, quase elípticas.
O sumo do fruto dessa panacéia universal contém quantidades altamente concentradas de ácido ascórbico, constituinte ativo da vitamina C. O seu maior teor é o de ácido cítrico, um ácido inofensivo, a despeito do medo que provém da palavra ácido, a qual desperta horror a muitos. Alguns, à priori, afirmam que o ácido natural corrói o organismo.
Isso dizem, porque desconhecem suas propriedades. O ácido cítrico é um ácido vegetal, como tartárico, o málico, o oxálico etc., contidos nos vegetais, e em si mesmo inofensivos aoorganismo, quando não, excessivamente benéficos.
Os ácidos existem na natureza em