Em defesa do planeta
Fonte: Revista Nova escola, Editora Abril. Maio de 2007
Autora: Débora Menezes
O artigo fala sobre as necessidades de preservar o meio ambiente e das ações feitas por escolas para conscientização dos alunos.
Os temas ambientais estão muito presentes na mídia atual. A intenção geral é de diminuir os impactos ambientais no mundo. Muitos educadores estão inserindo essas ideias usando conceitos de educação ambiental nas escolas, envolvendo a sociedade nessa ação educativa. As reportagens do artigo ( feitas nos estados de São Paulo, Bahia, Pará e Santa Catarina) inspiram a realização de atividades de conscientização e preservação ambiental.
O princípio do trabalho é criar na escola um envolvimento entre todas as disciplinas e com a sociedade. " Não dá para tratar só das questões de natureza. Qualquer trabalho deve incluir a relação com a cidade e seus moradores..." , diz Isabel Carvalho, educadora ambiental da universidade Luterana do Brasil em Canoas, RS.
Objetivos de longo prazo
Os especialista entrevistados pela revista afirmam que a educação ambiental deve ter objetivos que durem, pois realizar festas com temas ecológicos podem ser interessantes mais seria algo insuficiente, pois a comemoração não pode ser o objetivo final e sim uma forma de dividir o conhecimento.
O que também pode se usar com atividades simbólicas como plantar arvores, afinal muito mais importante que a ação em si é ensinar aos alunos como o desmatamento pode afetar sua cidade. "Assim, eles vão perceber que o plantio das mudas é só uma pequena parte do que é preciso fazer para restaurar nossas matas”, assim citado por Sueli Furlan.
Em Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina, o trabalho constante de educação ambiental na rede municipal faz com que cada vez mais tenham bons resultados. Prefeitura além de capacitar professores investe em projetos de médio e longo prazo.
Ação integrada a comunidade
O artigo ação integrada a comunidade da