As doenças foram ainda classificadas de acordo com a legislação de comunidade econômica europeia
As práticas básicas de manejo tais como limitar o aceso às granjas, equipamentos e calçados separados para cada granja/galpão e o uso de pedilúvios na entrada de granjas/galpões minimizam o risco da introdução do MPV.. As medidas higiênicas tem o objetivo de minimizar o risco de infecção provocada pelo do vírus. Para prevenir as infecções, é necessário um planejamento bem estruturado:
Limpeza a seco remova e elimine todo o material orgânico do local (em caso de pisos de terra, deve ser incluída a retirada dos 4 5 cm superiores de terra).
Limpeza em úmido lave o galpão utilizando água a alta pressão (3555 Bar) para garantir a eliminação de todo o material orgânico. É aconselhável adicionar detergentes para ajudar no processo delimpeza.
Desinfecção aplicar um desinfetante apropriado para reduzir a infectividade viral. É necessária a aplicação de desinfetantes na concentração correta e por tempo de contato apropriado. Geralmente os produtos que contém formaldeídoagentes liberadores de cloro e amônia quaternária são adequados. (luvas propriamente usadas para a desinfecção),O tempo de descanso entre lotes sucessivos de aves deve ser maximizado (recomendase um mínimo de10 dias).
O controle de MPV em granjas de múltiplas idades é extremamente desafiador e requer um estrito controle de movimento de pessoas e equipamentos entre as granjas.
Através de programas de biossegurança, objetiva-se reduzir os riscos de infecções em uma população específica, aumentar o controle sanitário dos plantéis, minimizar a contaminação do ecossistema e resguardar asaúde do consumidor. Para tal, faz-se necessário desenvolver e implementar normas e procedimentos rígidos em todos os segmentos da produção. Na avicultura, o controle das enfermidades é feito através do uso correto de medidas sanitárias e programas de imunoprofilaxia cuidadosamente elaborados, que visam prevenir a instalação de doenças nos