As Diferenças Estruturais e Funcionais Do Dna e Do Rna
O DNA é uma molécula orgânica que contém a "informação" que instrui o desenvolvimento e funcionamento de todos os organismos vivos. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNAs. Os segmentos de DNA que são responsáveis por carregar a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de DNA tem importância estrutural ou esta envolvido na regulação do uso da informação genética.
Do ponto de vista químico, o DNA é um longo polímero de unidades simples (monômeros) de nucleotídeos, cujo cerne é formado por açúcar e fosfato intercalados unidos por ligações ester. Atracado a molécula de açúcar esta umas das quatro bases nitrogenadas e é a sequência dessas bases ao longo da molécula de DNA que carrega a informação genética. O código genético é justamente a leitura destas sequências, a qual especifica a sequência linear dos aminoácidos das proteínas. O código não é lido diretamente no DNA, mas as suas informações são transmitidas para um intermediário (RNAm) que é sintetizado a partir de um molde de DNA através de um processo chamado Transcrição e posteriormente a informação contida neste é "traduzida" em proteínas através de um processo chamado Tradução. Embora a maioria do RNA produzido é usando na síntese de proteínas, a outra parte tem função estrutural e como exemplo temos o RNA ribossômico.
Dentro da célula, o DNA é organizado numa estrutura chamada cromossoma e o um conjunto de cromossomas de uma célula forma o genôma. Antes da divisão celular os cromossomas são duplicados através de um processo chamado Replicação. Os eucariotos têm o seu DNA dentro do núcleo enquanto que as bactérias o tem disperso no citoplasma.
É responsável pela transmissão das características hereditárias de cada espécie de todos os seres vivos.
A composição do RNA é muito semelhante ao do DNA, contudo apresenta algumas diferenças. O RNA é um polímero