Acidos nucleicos
O QUE SÃO ÁCIDOS NUCLÉICOS
São as moléculas com a função de armazenamento e expressão da informação genética, isto é controlam os processos básicos do metabolismo celular, a síntese da macromolécula, a diferenciação celular e a transmissão do patrimônio genético de cada célula.
Os ácidos nucléicos são constituídos pela polimerização de unidades chamadas de nucleotídeos.
Os nucleotídeos ligam-se uns aos outros através de ligações fosfodiéster, formando cadeias muito longas com milhões de resíduos de comprimento. Além de participarem da estrutura dos ácidos nucléicos, os nucleotídeos atuam também como componentes na estrutura de coenzimas importantes no metabolismo oxidativo da célula, e como forma de energia química - ATP, por exemplo.
Atuam ainda como ativadores e inibidores importantes em várias vias do metabolismo intermediário da célula.
TIPOS DE ÁCIDOS NUCLEÍCOS
Cada molécula de ácido nucléico contém pelo menos uma cadeia de nucleotídeos (polinucleotideos), fomadas por ligações diéster-fosfáto entre os carbonos 3’ e 5’ da pentose.
Distinguem-se dois tipos de ácidos nucléicos: ácido desoxirribonucléico - DNA e ácido ribonucléico - RNA.
DNA: composto pela pentose “desoxirribose” e pelas bases “adenina, guanina, citosina e timina”
RNA: composto pela pentose “ribose” e pelas bases “uridina (em substituição a timina), adenina, guanina e citosina”.
DNA
Ácido desoxirribonucléico (ADN) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARNs. Os segmentos de ADN que contêm a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
Do ponto de vista químico, o ADN é um longo polímero de unidades simples (monômeros) de