AS De GRM
Unidade Bento Ribeiro
Administração/Gestão de Recursos Materiais
Atividade Supervisionada
Estudo de Caso: Escassez da água
Ingrid Soares de Carvalho
Matrícula: 2014100084
Sonaly Maira Veiga de Freitas
Matrícula: 2014103847
Thamires Mendes Fidelis de Barcelos
Matrícula: 2014101785
Professor: Léo José Schneider
Cidade: Rio de Janeiro
Data de entrega: 08/06/2015
Introdução
Através dos séculos, os diferentes usos da água pelo homem aumentaram excessivamente, resultando em degradação ambiental e poluição. A deterioração das fontes de água está relacionada com crescimento e a diversificação de atividades agrícolas, aumento da urbanização e intensificação de atividades humanas nas bacias hidrográficas. O uso intenso, sem os devidos cuidados, coloca em risco a disponibilidade deste precioso recurso e gera problemas de escassez em muitas regiões e países. O problema atual e futuro de escassez de água na maioria dos países, com exceção daquelas regiões do planeta em que há limitações naturais, está mais ligado à qualidade do que à quantidade de água disponível. A água existe, porém encontra-se cada vez mais comprometida em função do mau uso e da gestão inadequada deste recurso.
O Brasil concentra em torno de 12% da água doce superficial do planeta. Essa água, no entanto, encontra-se distribuída de forma irregular em nosso território e as grandes reservas não coincidem geograficamente com as grandes cidades onde se concentra grande parte da população brasileira. Aliam-se a este fato, as formas de utilização e má gestão da água, em especial nas regiões densamente urbanizadas, com consequências graves sobre a qualidade e que resulta em perda de disponibilidade deste recurso em condições adequadas para o abastecimento da população.
Desenvolvimento
A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam