As Culturas Egeias
Os primeiros habitantes de Creta cultuavam divindades naturais associadas às montanhas, árvores e animais (com destaque para as cobras), além de flores, incluindo lírios e papoulas.
A corrida de touros era um esporte sumério; um jogo ritual. Leões eram associados ao simbolismo real tanto no Egito como na Mesopotâmia.
Os historiadores reconhecem duas civilizações egeias durante o segundo milênio: a dos minoicos, baseados em Creta, e ados micênicos, distribuídos em diferentes pontos na Grécia continental.
Ambas produziam artigos de luxo que eram comercializados extensivamente em todo o leste
Essas duas civilizações foram muito importantes para o patrimônio cultural da Grécia Clássica.
OS MINÓICOS
Não é de surpreender que haja mais de uma teoria relacionada ao desenvolvimento e desaparecimento dos minóicos.
A civilização recebeu seu nome de Minos, que pode ter sido o nome de um antigo rei ou simplesmente o título usado para um soberano (como faraó no Egito).
Labirinto de Cnossos, onde vivia o temido Minotauro – que devorava rapazes e donzelas.
Cnossos é o maior e mais conhecido. Quatro mil anos de povoados neolíticos se encontram sob esse sítio, que surgiu em 1900 a.C., aproximadamente, como uma série de edificações independentes construídas em torno de um grande pátio retangular. Depois de ser destruído por um forte terremoto em trono de 1700 a.C., o complexo foi reconstruído em um esquema unificado com múltiplos pavimentos, que incluíam salões rituais ou