as cores
2. TEORIAS DO AMOR Os primeiros estudos científicos de Zick Rubin sobre o amor (1973) influenciaram as teorias que surgiram depois. As principais teorias científicas do amor: Teoria dos Três Modelos do Amor (Kelley) Teoria das Cores do Amor (Lee) Teoria Triangular do Amor (Sternberg) Teoria dos Estilos de Apego (Bowlby e Hazan & Shaver)
3. Teoria dos Três Modelos do Amor Kelley; Berscheid & Walster. Três Modelos: AMOR PASSIONAL: amor-paixão; AMOR PRAGMÁTICO: amor-companheiro; AMOR ALTRUÍSTA: amor-cristão.
4. MODELO DO AMOR PASSIONAL: amor-paixão Ênfase em precisar do outro. Necessidades de se afiliar aos outros, dependência, exclusividade. Atração física, excitação sexual, tesão e paixão. Surgimento súbito e duração breve. Pouco controle sobre o curso da relação, irracional, emocional. Falta e idealização: Quanto mais carentes (insatisfeitos conosco), mais estamos vulneráveis ao amor. Aí mais idealizamos o objeto do nosso amor, fantasiamos um tipo ideal, que com o passar do tempo, nem sempre corresponde às nossas expectativas (idealizadas).
5. MODELO DO AMORPRAGMÁTICO: amor-companheiro Ênfase na tolerância e na confiança do amor. Ocorre em relacionamentos maduros (adultos) e duradouros. Envolve um lento e controlado processo para se desenvolver. Exige conhecimento, confiança, compreensão mútuos. Baseia-se no respeito, compromisso, admiração e lealdade.
6. MODELO DO AMORALTRUÍSTA: amor-cristão Ênfase no cuidado do amor. Não espera reciprocidade, recompensas. Preocupa-se com o bem-estar do outro, com a felicidade dele mais do que com a sua própria.
7. Teoria das Cores do Amor John Allan Lee (sociólogo canadense). Pesquisou mais de 4000 opiniões sobre o amor desde Platão. 6 tipos de amor: O amor é plural (multidimensional) e não hierarquia entre os tipos; A pessoa, ao longo da vida, pode se adaptar, dependendo do momento e do par, ora a um ora a outro tipo de amor. Há 3