As cores na via das pessoas
E. T. E. Henrique Lage
Aluna: Ellen – nº: 7
Turma: 2111 – 1º ano
As Cores na Vida das Pessoas
Segundo os chineses, as cores ampliam ou restringem o Chi, energia vital, do ser humano. Elas afetam o nosso equilíbrio energético e, portanto, torna-se essencial que estejamos conscientes da importância da sua escolha. "Pessoas que insistem muito nos tons neutros, tanto nas roupas como na decoração das casas, muitas vezes revelam apenas o medo de expressar a sua alma para o mundo."
A cor exerce influência decisiva nos olhos dos humanos, afeta a atividade muscular, mental e nervosa. A combinação certa pode causar efeitos como de excitação, urgência, contentamento, calma, vulgaridade, tranquilidade, etc.
Uso das cores
Vermelho: Aumenta a atenção, é estimulante, motivador, aumenta a fome. Indicado para uso em imagens relativas a alimentos, calor e energia, artigos técnicos e de ginástica. Fisicamente causa a sensação de aumento de peso, volume e calor.
Laranja: Estimula a criatividade, provoca bem-estar e alegra o ambiente, Causa sensações parecidas com o vermelho, embora seja de forma mais leve.
Amarelo: Destaca-se com fundos escuros, despertando assim maior atenção, estimula o sistema nervoso central, encorajando a ação e o esforço, Transmite calor e aumento sutil de volume.
Verde: Acalma e relaxa as pessoas, mas cuidado, usado de forma exagerada causa monotonia. Causa a impressão de leveza.
Azul: Causa a calmaria, usado em excesso torna o ambiente frio e vazio, estimula a sensação de distancia e diminuição de peso.
Verde e azul: Tem efeito refrescaste, acalma ou acelera a pessoa de acordo com a intensidade que foram usadas.
Roxo: Acalma o sistema nervoso, utilizado em temas religiosos, e combinado com cores escuras passa a sensação de melancolia, para a combinação com outras cores recomendo que ligue a uma cor relativa a sensação, acrescente vermelho para calor com muita luminosidade, laranja ou