As ciências sociais
Denominamos Ciências Sociais o conjunto de conhecimentos que nos permitem pesquisar e estudar os comportamentos sociais, ou seja, o objeto de estudo das Ciências Sociais é o comportamento social humano. Assim, podemos dizer que trata-se do estudo sistemático do comportamento social do ser humano.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO
Devido a complexidade inerente ao estudo do comportamento social humano em suas várias dimensões, as Ciências Sociais apresentam-se agrupadas em áreas de concentração ou disciplinas a saber:
Economia - basicamente a economia tem por objeto de estudo principal, as atividades humanas, no que diz respeito a maneira pela qual está organizada a produção, distribuição e consumo das mercadorias. Assim, produção e distribuição de renda e políticas salariais, entre outros, são fenômenos estudados por esta ciência.
Sociologia – como já dissemos anteriormente, trata-se da ciência que estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida cotidiana; abrange, portanto, estudos relativos aos grupos e camadas sociais, aos processos de cooperação, competição e conflitos na sociedade.
Antropologia – ocupa-se do estudo e pesquisa das semelhanças e diferenças culturais entre os agrupamentos humanos, preocupa-se também com a origem e evolução das culturas. Atualmente, a maioria dos trabalhos nesta área, aponta para a necessidade de compreensão da diversidade cultural existente nas sociedades industriais. São ainda objetos de estudos da Antropologia, os tipos de organização familiar, as religiões, a magia, as gangues de rua, etc..
Política – compreender como se distribui o poder na sociedade, assim como, entender a formação e o desenvolvimento das diversas formas de governo, além dos mecanismos eleitorais e partidos políticos são algumas das preocupações de que se ocupa a Ciência Política.
AS CIÊNCIAS SOCIAS: breve histórico
As primeiras tentativas de compreensão da