As cinco Variáveis da Organização - Conceito Histórico
O Presente trabalho consiste em situar historicamente as cinco variáveis da organização de acordo com a evolução desde a pré historia à idade contemporânea.
DESENVOLVIMENTO:
PRÉ HISTÓRIA
PESSOAS: Nessa variável encontramos os HOMENÍDEOS ( homem primitivo)
TAREFAS: Não existia uma divisão de tarefas, então, as principais delas eram caçar e encontrar abrigos para que eles pudessem se proteger do frio e chuva.
TECNOLOGIA : Nessa época surge a primeira revolução tecnológica, no momento em que esses homens primitivos descobrem que podem quebrar e afiar as pedras as transformando em ferramentas para construção e caça, além disso, esses homens conseguem descobrir como se faz fogo, agrupando-se e consumindo em calorias, sendo isso um dos principais motivos para que pudéssemos desenvolver cérebros maiores.
ESTRUTURA: Nessa época existe uma estrutura linear, pois não se reconhece liderança ou hierarquia.
AMBIENTE: Encontramos um ambiente primitivo, destinando-se apenas a sua definição física, assim temos como ambiente as cavernas.
IDADE ANTIGA
PESSOAS: Surgimento das CIVILIZAÇÕES. Deixamos de conceituar PESSOA com significado unitário e começamos a conceituar grupos, aglomerados e por fim civilizações.
TAREFAS : Nesse período surgem as divisões de tarefas. Ou seja, determinados indivíduos são responsáveis por plantar, outros por colher, outros por armazenar os cereais.
ESTRUTURA: Surgimento de uma hierarquia social, sistema de plantio, colheita, armazenamento de plantações. Surge ainda o comércio, pois o excedente de produção precisa ser trocado por outras mercadorias.
TECNOLOGIA: Além das técnicas mais aprimoradas para a agricultura podemos definir que o maior passo tecnológico foi a DOMESTICAÇÃO ANIMAL E VEGETAL.
AMBIENTE: Nesse período podemos definir o ambiente físico como a estrutura de casas primitivas , armazéns de cereais e mercados de rua.
Quanto ao AMBIENTE administrativamente falando, começamos a encontrar a formação de