As cidades
Cidade - Cidade é uma área densamente povoada que engloba zonas residenciais, comerciais e industriais.
Uma cidade caracteriza-se por um estilo de vida particular dos seus habitantes, pela urbanização (infraestruturas, serviços de transportes, etc.), pela concentração de actividades económicas do sector secundário e terciário, uma vez que as actividades do sector primário são destinadas à zona rural.
Espaço Urbano - Conjunto de diferentes usos da terra unidos entre si. Estes usos permitem distinguir diferentes áreas: centro da cidade, local de concentração de actividades comerciais, de serviço e de gestão; áreas industriais e áreas residenciais, distintas em termos de forma e conteúdo social; áreas de lazer; e as de reserva para futura expansão.
Este conjunto de usos da terra é a organização espacial da cidade ou simplesmente o espaço urbano fragmentado.
Critérios de definição de cidade
Critérios Demográficos: * Número total de habitantes - Há um número mínimo de habitantes que precisa ser cumprido para que uma aglomeração seja considerada cidade.
A aplicação deste critério pode não ser universal, uma vez que não tem o mesmo significado nos países industrializados e nos países em desenvolvimento. * Densidade populacional – Devido à existência de cidades em altura (apresentam maior densidade) e cidades em superfície (apresentam menor densidade populacional), este critério apresenta muitas disparidades.
Critérios Funcionais: * Actividades desenvolvidas pela população activa, para ser considerado cidade têm de predominar os sectores secundário e terciário.
Critérios Mistos: * Uma vez que existem dificuldades em regulamentar critérios para a definição universal de cidade, o melhor é associar dois ou mais critérios.
Características das cidades
Apresentam dimensões, número de habitantes e funções muito variáveis, todavia existem alguns traços característicos que merecem ser realçados: * É um espaço organizado para a vida