As categorias profissionais na enfermagem
A enfermagem se faz presente praticamente em todas as instituições de saúde e em algum momento do atendimento, o cliente passará pela equipe de enfermagem. Desse modo, seria ideal a identificação da categoria de enfermagem que realizou esse atendimento, que difere de acordo com o seu nível de formação. No cotidiano, deparamos com a falta de informação dos clientes em relação à diferenciação da equipe de enfermagem e suas responsabilidades de acordo com a formação profissional. Categorias e Atribuições da Enfermagem
A enfermagem tem sido uma profissão que se desenvolveu inserida em um grupo de trabalho denominado equipe de saúde, que é composta por diversos profissionais, e vem elaborando sua identidade profissional. Com a delegação de funções, formou-se uma equipe própria de enfermagem que tem uma divisão técnica e social caracterizando-se em ações desenvolvidas pelos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem .
O profissional de enfermagem tem o dever de conhecer suas atribuições de acordo com sua categoria profissional e realizar condutas e procedimentos de sua competência.
Atualmente existem três categorias de profissionais da enfermagem: enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, que se diferenciam de acordo com a formação. Sendo que a profissão de enfermagem, suas categorias e respectivas atribuições, estão regulamentadas pela Lei 7.498 / 86 e pelo Decreto 94.406/87
O COREN-SP lançou recentemente a campanha publicitária “Profissional de Enfermagem: o melhor de cada um pelo bem de todos”, com o objetivo de esclarecer à sociedade a existência das três categorias de profissionais de enfermagem: