As características das Radiocomunicações
Resumo – o presente trabalho apresenta o estudo detalhado sobre as características das radiocomunicações, onde a onda eletromagnética desloca-se a partir de sua origem, no lado do sistema conhecido como transmissor até a outra extremidade denominada de receptor.
1. INTRODUÇÃO De um modo geral, a propagação da onda eletromagnética de um transmissor até um receptor, pode ser feita em forma de uma onda guiada ou propagação em meios confinados e na forma de irradiação a partir de uma antena. Nesse segundo modelo, a transferência de energia pode ser feita sem a presença de um meio material, até mesmo no vácuo. Apropagação em ambientes abertos normalmente envolve a atmosfera terrestre, o espaço exterior do solo, da massa líquida na superfície da terra, da vegetação, etc. Nestas circunstâncias, o deslocamento de energia é conhecido como propagação nos meios naturais. Na transmissão em um meio confinado, na qual a onda eletromagnética propaga-seem uma região limitada do espaço, a energia eletromagnética é guiada por uma estrutura material, sempre responsável por perda de potência, que é convertida em calor ou em forma de outra energia. Como exemplos de meios confinados, podemos citar as antigas redes telefônicas por cabos de pares metálicos, os enlaces empregando cabos coaxiais, os sistemas com as guias de cabos de ondas e destacamos os modernos sistemas empregando fibras ópticas, quando a frequência alcançar a faixa do infravermelho.
É importante descrever com maior exatidão possível o comportamento das ondas eletromagnéticas nos meios de propagação, para garantir a eficácia do projeto e da instalação dos meios de comunicações. Ou seja, há necessidade de conhecer os muitos efeitos dos meios enquanto a onda eletromagnética desloca-se entre o transmissor até o receptor.
Desde o inicio dos tempos do rádio, houve um avanço muito significativo no entendimento dos modos de propagação e nas influências que as