As capacidades visuoperceptivas e visuoespaciais
Discriminação visual
Diferenciação de figura e fundo
Síntese visual
Reconhecimento de faces
Percepção e associação de cores
Localização de pontos no espaço
Julgamento de direção e distancia
Orientação topográfica
Percepção de profundidade
Os comportamentos que pertencem a essa categoria são variados e incluem desde tarefas simples , como uma cópia de desenho até montagem de uma maquete à construção de uma casa.
AVALIAÇÃO DA VISUOCONSTRUÇÃO
Acuidade visual
Habilidade motora
Selecionar atividades gráficas e construtivas
ATIVIDADES GRAFICAS
Desenhos
Cópias de figuras
As apraxias têm bastante impacto na realização das atividades de vida diária, por causa da dificuldade para manipular objetos ou da expressão de gestos que visam à comunicação. Assim, muitos pacientes deixam de trabalhar e realizar suas atividades anteriores à lesão cerebral, tornando-se dependentes de cuidados especiais diversos tipos de apraxias têm sido descritos: ideomotora, construtiva, reflexiva, conceitual, orofacial, do vestir, entre outras (GIL, 2002). Contudo, neste estudo serão abordados apenas os três primeiros tipos citados como foco da discussão.
A apraxia ideomotora é relacionada a uma alteração na produção de gestos (léxico de saída) após um comando verbal. Os pacientes geralmente apresentam dificuldades em ambos os membros superiores para realizar gestos simbólicos (transitivos) ou sem objeto (pantomimas). Os indivíduos sabem o que devem fazer, mas, quando têm que colocar o gesto em prática, não conseguem. Por exemplo, eles sabem que, para despedir-se com um aceno devem "abanar" com a mão, mas, quando solicitados a executar o gesto, apenas conseguem explicá-lo verbalmente ou fazer um gesto relacionado (cumprimentar com um aperto de mão). A apraxia ideomotora é relacionada a lesões no córtex parietal, no corpo caloso e nos núcleos da base.
A apraxia construtiva tem como base dificuldades