As camadas da atmosfera
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA AGRÍCOLA
DISCIPLINA: METEOROLOGIA E BIOCLIMATOLOGIA AGRÍCOLA
PROFESSOR: MOZANIEL GOMES DA SILVA
AS CAMADAS DA ATMOSFERA
Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por inúmeros gases que ficam retidos por causa da força da gravidade e do campo magnético que envolve a Terra. A atmosfera apresenta uma espessura que ultrapassa 2000 km, apesar de 97% dos gases concentrarem-se entre os primeiros 30 km. Os limites superiores podem chegar a 10000 km.
Atualmente, o nitrogênio e o oxigênio juntos, somam cerca de 99% dos gases que compõem a atmosfera terrestre. O oxigênio é consumido pelos seres vivos através do processo de respiração e transformado em dióxido de carbono e vapor de água que serão depois reabsorvidos pelos organismos. O dióxido de carbono será consumido no processo de fotossíntese, e o vapor de água, responsável, por redistribuir a energia na terra através da troca de energia de calor latente, produzir o efeito estufa e causar as chuvas, será novamente consumido pelos organismos vivos na sua forma líquida.
Outros gases que compõem a atmosfera terrestre são: dióxido de carbono, argônio, metano, óxido nitroso, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, óxido e dióxido de nitrogênio, os clorofluorcarbonos, ozônio, e outros que integram o 1% restante da atmosfera.
Uma das funções dos gases da atmosfera é a de impedir a passagem dos raios solares. Esses gases impedem cerca de dois terços das radiações solares, fazendo com que os raios em excesso e nocivos não cheguem à superfície terrestre, assim como conseqüência permita a vida no nosso planeta.
No espaço há muitos fragmentos de astros que se desintegram, e constantemente os planetas são atingidos por esses fragmentos, a atmosfera é responsável por não deixar que eles cheguem até a superfície.
Dentre as funções da atmosfera, a conservação é muito importante, pois