As brumas de avalon
Marion Zimmer Bradley
A Senhora da Magia é o primeiro livro de uma série que contém quatro volumes, o livro fala da “lenda do Rei Arthur” mas contada por mulheres ligadas ao culto da Deusa, são elas quem tem o poder, são elas as responsáveis por muitos dos acontecimentos, são elas que falam das suas vidas e dos seus sentimentos. O livro conta a história de Viviane, Igraine e Morgaine.
Viviane é a Senhora de Avalon, uma ilha de um mundo perdido, onde só vai se quem souber o caminho ou estiver acompanhado de quem sabe. Uma ilha mágica, onde as mulheres são portadoras de muitos poderes, e onde são iniciadas nos segredos da vida e da Deusa.
Igraine é irmã de Viviane. Infeliz porque foi obrigada a casar com o Duque Gorlois. Até conhecer Uther Pedragon, um jovem guerreiro que sobre influências de Viviane e do Mago Merlin acaba por se de apaixonar por ela e desta união nasce Arthur. Igraine após a morte do Duque Gorlois acaba por casar segunda vez com o Rei Uther Pedragon que subiu ao trono de Camelot.
Morgaine, também conhecida como a Morgaine das Fadas, é filha de Igraine e do Duque Gorlois. Após a morte do seu pai é criada pela sua tia Viviane na ilha de Avalon para se tornar uma sacerdotisa da Deusa mãe
O final do livro concentra-se em Morgaine, a qual se torna sacerdotisa da deusa mãe e serve a Igraine. Entrega a sua virgindade num ritual onde o novo rei deve fazer o casamento com a terra, mas o que ela não sabia é que Arthur, o novo rei é o seu irmão. Revoltada com Viviane o livro termina com Morgaine a deixar a ilha de Avalon.
Além destes fatos o livro apresenta outras personagens como Morgause (irmã de Igraine), o Mago Merlim, Lancelet, primo de Arthur, que mais tarde se torna o amigo mais fiel do mesmo, entre outros...
Destaco também neste livro:
- a morte do Rei Uther Pendragon, e Arthur que se assume o lugar do pai, como rei, apoiado por Avalon, onde ganha a espada sagrada, "Excalibur".
- a