As aventuras de Lucky
O vôlei foi criado em 1895, pelo americano William G. Morgan, então diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O primeiro nome deste esporte que viria se tornar um dos maiores do mundo foi mintonette.
Naquela época, o esporte da moda era o basquetebol, criado apenas quatro anos antes, mas que tivera um rápida difusão. Era, no entanto, um jogo muito cansativo para pessoas de idade. Por sugestão do pastor Lawrence Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante à de tênis, a uma altura de 1,98m sobre a qual uma câmara de bola de basquete era batida, surgindo assim o jogo de vôlei.
Fundamentos
Os fundamentos são partes básicas que compõe o jogo como um todo, segundo a Federação Internacional de Voleibol (FIVB), o esporte apresenta seis fundamentos: Saque, Recepção, Levantamento, Ataque, Bloqueio, Defesa.
Saque: É o fundamento que inicia a jogada (rally). O saque coloca a bola em situação de jogo pelo jogador da posição 1 e é considerado como sendo uma ação ofensiva. a) é classificado como principio de ataque b) inicialmente destinava-se apenas a colocar a bola em jogo c) é iniciador do jogo e de uma cadeia de ações vantajosas para a equipe que o executa d) com o saque, começa o jogo ofensivo e) em partidas entre equipes de nível próximo, pode ser decisivo f) regra: após o apito do árbitro, o jogador terá no máximo 8 segundos para realizar o saque.
Recepção: É uma ação em que o jogador tentará receber o saque efetuando um passe para o levantador. É considerado um principio de defesa. a) é um dos fundamentos decisivos para a elaboração da tática do time b) exige uma segurança e correta execução, caso contrário não será possível armar um bom ataque c) na preparação para a recepção, atenção e paciência são fundamentais quando o adversário encontra-se pronto para sacar d) erros