As 22 leis do markting
No mercado se diz que “quem chega primeiro bebe água limpa”, e isso é verdade. A empresa que lança um produto ou serviço, ou uma pessoa que lança uma moda em primeiro lugar, sempre tem a vantagem de conquistar a mente do cliente antes dos concorrentes. Por exemplo, quem descobriu o Brasil? Pedro Álvares Cabral, certo!? E quem foi o líder da 2ª expedição que veio ao Brasil? Ninguém sabe.
Fique “antenado” com as tendências e as novidades para se antecipar e chegar sempre antes de seus concorrentes.
2ª Lei da Categoria
Quando não se consegue ser o líder no lançamento de um produto, serviço ou processo em um mercado, então é preciso buscar ser líder dentro de uma categoria. A questão é chegar primeiro. Se algum escritório lançou um novo serviço jurídico no Brasil que está fazendo muito sucesso, tudo bem, desde que o seu escritório seja o primeiro a lançar o referido serviço em sua região, cidade ou na área jurídica em que milita.
3ª Lei da Mente
Segundo Al Ries e Jack Trout, a Lei da Mente modifica a Lei da Liderança. Em suas palavras: “É melhor ser o primeiro na mente do que ser o primeiro no mercado.” Essa lei quer dizer que a empresa que inova e lança um novo produto ou serviço precisa que sua inovação chegue até o conhecimento do mercado. Muitas vezes um profissional tem uma boa ideia, mas falha na implantação. Vem outra empresa, mais organizada, com mais recursos, pega a ideia e obtém enorme sucesso. O primeiro computador pessoal foi o MITS Altair 8800, mas a empresa não existe mais. Lançou um novo produto, mas não tinha recursos nem competência para se estabelecer. Quem se consolidou com o computador foi a IBM, a Apple e outros que souberam tirar proveito desta invenção.
4ª Lei da Percepção
Como dizem os referidos autores, “a percepção é a realidade. Tudo o mais é ilusão”. Ou seja, o marketing definitivamente não é uma batalha de produtos ou serviços, e sim uma batalha de percepções. Não é o melhor advogado ou o melhor escritório que