As 22 Consagradas Leis do Marketing
O marketing é uma batalha de percepções, não de produtos. Crie uma categoria em que possa ser o primeiro; é melhor ser o primeiro do que ser o melhor. Chegar a mente primeiro deve ser o principal objetivo de marketing. Não é possível ser o primeiro na mente sem estar preparado para passar algum tempo esperando as coisas deslancharem.
2ª) Lei da Categoria
Se não puder ser o primeiro em uma categoria, estabeleça uma nova em que possa ser o primeiro. Quando você é o primeiro em uma categoria, promova a categoria; pense menos nas marcas e concentre-se nas categorias, promova os méritos das categorias.
3ª) Lei da Mente
É melhor ser o primeiro na mente do que o primeiro no mercado.
OBS: A lei número três nada mais é do que uma extensão da Lei da Liderança.
4ª) Lei da Percepção
O marketing é uma batalha de percepções. A verdade não é nada mais nem menos do que a percepção de um especialista. O marketing é o processo de lidar com essas percepções
5ª) Lei do Foco
Em marketing, o mais poderoso conceito é representar uma palavra na mente. A empresa alcança um sucesso incrível se descobre um meio de representar uma palavra na mente do cliente em perspectiva (as palavras simples e orientadas para os benefícios são as melhores). É sempre melhor focalizar em uma única palavra ou em um único benefício em vez de dois ou três. A essência do marketing está em restringir o foco. Nós nos fortalecemos quando reduzimos o âmbito de nossas operações. Se corrermos atrás de tudo, não poderemos representar alguma coisa. “O problema é que, se não restringimos os negócios a produtos de alto preço, os clientes não crêem em nós”. Descubra um nicho lucrativo para si.
6ª) Lei da Exclusividade
Duas empresas não podem representar a mesma palavra na mente. Para vencer é preciso ter idéia ou atributos próprios em torno do qual concentrar esforços. Sem uma idéia ou atributo, o jeito é cobrar barato. Bem barato. É preciso procurar representar o atributo mais