Arvores filogenéticas
Este trabalho ressalta a importância das Árvores Filogenéticas (Filogenias), que para melhor explicar essa relação evolutiva, constrói-se um diagrama em forma de árvore, onde troncos representam os ancestrais comuns dos quais derivaram os diferentes grupos de seres vivos representados nos ramos. A Árvore Filogenética, também apelidada como Árvore Evolutiva ou Árvore da Vida, ilustra as relações de parentescos entre grupos de organismos que habitam o planeta Terra. É um assunto interessante, pois assim, além de entendermos a evolução, podemos também compreender suas gerações.
ÁRVORES FILOGENÉTICAS
❖ Entendendo e Usando esse dispositivo.
Uma Árvore Filogenética, conhecida como Filogenia é um diagrama que mostra as linhas de “parentescos evolutivos” de diferentes espécies, organismos, ou genes. Servem para organizar conhecimentos biológicos e fazer classificações de eventos que acontecem durante a evolução, além de mostrarem as descendências de ancestrais comuns, elas acabam reforçando as evidencias da teoria da evolução. Até os dias atuais, cientistas usam esse diagrama confiantemente para leitura e interpretação de árvores filogenéticas. Esse entendimento possibilita os pesquisadores á visualizaram a evolução, organizarem seus conhecimentos, e determinarem o curso da investigação.Para obter uma visão mais ampla sobre esse assunto é necessário entender como as características evoluem, como as árvores são reconstituídas, e como elas são usadas para estudar diversos aspectos da evolução.
❖ O que uma Árvore Evolutiva representa
Gerações de árvores de uma terminada espécie que convivem na mesma área e que produzem descendentes, mas, cada um dá origem a um número variável de descendentes á cada nova geração. Deixando seu grupo isolado, mantendo apenas as relações de descendentes entre eles, incluindo cada vez mais árvores, e cada vez mais gerações, representando uma geração de milhares de árvores que persistem por centenas