Artrópodes
O filo Arthropoda ( grego: arthros=articulado + poda = pé) contém a maioria da biodiversidade existente. Mais de 3 em cada 4 espécies animais são artrópodas. Possui mais de 1 milhão de espécies, muitas das quais extremamente abundantes em números de indivíduos.
Estão nesta categoria os insetos, crustáceos, aranhas, escorpiões, centopéias; bem como outros menos conhecidos e inúmeras formas fósseis.
É um dos filos mais importantes ecologicamente, pois domina todos os ecossistemas terrestres e aquáticos em números de espécies, de indivíduos ou ambos. A maior parte dos fluxo energético desses ecossistemas passa pelo corpo dos artrópodes.
Existem espécies adaptadas à vida no ar, na terra, no solo e em água doce e salgada.
Algumas espécies são gregárias e desenvolveram complexos sistemas sociais, com divisão de tarefas entra s diversas castas.
Devido ao peso limitante do exoesqueleto, nenhum artrópode atinge grande tamanho, embora existam caranguejos japoneses com 3,5 m de comprimento, com suas delgadas pernas. A lagosta atlântica atinge 60 cm, mas nenhum inseto tem mais de 28 cm de envergadura ou comprimento.
Este é o único filo de invertebrados com muitos membros adaptados ao meio terrestre, apresentando, igualmente, os únicos invertebrados capazes de voar, capacidade surgida há cerca de 100 M.a., muito antes da dos vertebrados.
Característica do Filo:
1)Simetria Bilateral
Simetria é bilateral., ou seja, traçando-se um eixo central longitudinalmente ao corpo, ambos os lados apresetarão estruturas semelhantes.
A evolução para a simetria bilateral, por adaptação à locomoção, foi acompanhada por uma encefalização, com concentração de órgãos dos sentidos e de controle na região anterior do corpo.
2)Corpo segmentado
Quando o corpo de um animal se encontra dividido em diversos segmentos, ou metâmeros, ao longo do seu eixo antero-posterior, diz-se segmentado ou metamerizado.
Nos atrópodos, os segmentos ou metâmeros, durante o