Artrópodes
Grupo:
Vládeme Freire
Mirthis Yammilit
Samuel
Erick Kayque
Introdução: Neste Momento o documento que está em suas mãos, irá ajudar a aprimorar os seus conhecimentos e revisar os mesmos, este documento é uma pesquisa de grande importância. Com ela você vai aprender um pouco mais sobre um conjunto de ser muito interessantes.
Aqui está o trabalho e o esforço de alguns alunos que dedicaram seu tempo em uma pesquisa agradabilíssima, em uma leitura intelectualista e homogênea, com linguagem formal, popular e cientifica com objetivo de preparar-nos para outros Horizontes.
Muito Obrigado pela atenção!
É o que deseja Toda equipe
Apresentação:
O filo Arthropoda (do grego Arthros, articulação e podos, pés) constitui o maior de todos os grupos animais. Inclui os insetos, as aranhas, os crustáceos e outros subgrupos menores. Mas de 1 milhão de espécies de artrópodes já foram descritas, e as estimativas dão conta que esse número deve representar menos de 10% do total de espécies.
Estão largamente distribuídas pela terra, em quase todos os ecossistemas. Há espécies marinhas, de água doce e terrestres, nos mais diversos pontos do planeta. Os artrópodes incluem, como dito anteriormente, os insetos, únicos invertebrados dotados da capacidade de voar.
Duas características ressaltam-se, quando os aspectos gerais dos artrópodes são analisados: 1) a presença de um esqueleto externo (ou exoesqueleto) constituído por quitina, um polissacarídeo, e 2) a presença de patas articuladas, apêndices de locomoção que funcionam como um sistema de alavancas, potencializando a ação muscular e transformando com mais eficiência a contração muscular em movimento. Os artrópodes são geralmente animais ativos e energéticos. A maioria destes seres vivos é herbívora, mas existem também artrópodes carnívoros e onívoros. Tendo em conta a sua enorme abundância, vasta distribuição ecológica e elevado número de espécies, a sua diversidade não é ultrapassada por