artropodes
• Características Gerais
Triblásticos, celomados, simetria bilateral. A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. As patas articuladas permite que o animal possa realizar vários movimentos diferentes, além de uma locomoção eficiente, as patas articuladas apresentam outras vantagens para o animal, pois auxilia a sua defesa e na captura de alimento. Outra característica importante é a presença de um reforço externo, o exoesqueleto. Ele é resistente, impermeável e é constituído de sais de quitina, que é um tipo de "açúcar". O exoesqueleto reveste e protege o corpo desses animais de muitos perigos externos e também evita que eles percam água.
• Sistema Digestório
Vários artrópodes são carnívoros, mas há também os herbívoros, que se alimentam de diferentes partes das plantas. O sistema digestório dos artrópodes é completo.
• Sistema Respiratório
Os insetos, diplópodes e quilópodes, respiram retirando oxigênio do ambiente por estruturas denominadas traqueias. Os artrópodes aquáticos, como os crustáceos, podem ter respiração branquial. As brânquias são estruturas que retiram oxigênio dissolvido na água para a respiração animal. Os micro crustáceos (crustáceos muito pequenos) fazem respiração cutânea (respiram pela pele).
• Sistema Circulatório
A circulação é aberta, isto é, o "sangue" não circula apenas dentro dos vasos, mas banha espaços do corpo do animal. Esse "sangue" é incolor ou ligeiramente azulado e não transporta gases, apenas os nutrientes.
• Sistema Excretor:
Os crustáceos tem glândulas antenais ou verdes, que remove as excreções, eliminando as através de um poro que se abre na base da antena. Em alguns aracnídeos tem túbulos de malpighi são tubos finos que partem da região mediana do intestino, ocorrendo a filtração do